sexta-feira, 11 de março de 2011

“Comportamento ético” (Elizete Passos)

Questões para estudo do texto: Comportamento ético

PASSOS, Elizete. Ética e psicologia: teoria e prática. São Paulo: Vetor, 2007 (p. 26-33)

01. Em todos os tempos existiu um horizonte ético. O ideal ético não tem variado; ele vem se repetindo como o direito do ser humano viver de forma digna, humana, justa e feliz. O que muda é a maneira hegemônica de cada época interpretar quais são as prioridades, condições e requisitos para isso. Nesse sentido, explique como era entendida a ética para os GREGOS, na IDADE MÉDIA, na MODERNIDADE e na CONTEMPORANEIDADE.

02. Explique as diferenças entre os fundamentos de duas grandes orientações filosóficas sobre ética. A TRADICIONAL, fundada numa Lei Natural ou Positiva e a ATUAL, fundada na DIALÉTICA

03. A postura do sujeito moral, não se dá fora de condicionamentos sociais, econômicos, políticos e ideológicos. Como fica, nesse contexto, a questão da Liberdade, requisito para a ética?

04. O que é um código deontológico? Em que ele se diferencia da ética?

05. Em nossa cultura, as Igrejas têm, historicamente, poder de definir, em grande parte, o comportamento moral das pessoas, que passa a ser confundido com uma ética universal devido o seu caráter dogmático. A ética tradicional religiosa impõe uma moral que, muitas vezes, se chocam com os princípios éticos da contemporaneidade. Cite pelo menos dois exemplos e justifique.

06. O que significa entender a ética como “filosofia moral”?

07. Porque podemos afirma que a ética é, ao mesmo tempo, uma experiência individual e coletiva?

08. Qual a diferença entre sanção moral e sanção legal?

2 comentários:

  1. eita até que fim entrei no blog no professor hauahuahuahua, gostei! abraço..

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vinda, divulgue e faça uso deste espaço!

    ResponderExcluir