segunda-feira, 24 de maio de 2010

Alunos de História (Antrop. Geral) e Geografia (Antrop. Cultural)

ATENÇÃO!

- Observem o planejamento do trabalho e o calendários das apresentações na página da disciplina.
- As questões para o trabalho em equipe foram distribuidas em sala e estão na xerox.

Ciên Sociais (Tóp Especiais em Cien Poítica) "O futuro da democracia" (BOBBIO, 2001)

QUESTÕES PARA ESTUDO DO TEXTO:
BOBBIO, Norberto. O Futuro da democracia.  In: _______ O Futuro da Democracia. São Paulo: Paz e Terra, 2000 p. 29-52.

1.     1. PREMISSA NÃO-SOLICITADA 
a.     “A cátedra não existe nem para os demagogos nem para os profetas”.  (WEBER, 1948, apud BOBBIO, 2000, p. 29).  Noberto Bobbio utiliza essa citação de Max Weber para esclarecer a tônica da sua discussão sobre o “futuro da democracia”.  Explique a posição do autor.
2.     2. UMA DEFINIÇÃO MÍNIMA DE DEMOCRACIA 
b.     Logo no início, Norberto Bobbio define democracia como “...um conjunto de regras (primárias ou fundamentais) que estabelecem quem está autorizado a tomar as decisões coletivas e com quais procedimentos.”  (p. 30)    Como o autor justifica essa definição? 
c.     Como o autor justifica a importância da lei da maioria para a democracia? 
d.    Bobbio explica que mesmo para uma definição mínima de democracia não são suficientes a participação de um elevado número de cidadãos nem a lei da maioria.  Qual a terceira condição apresentada pelo o autor e como ela a justifica a partir do Estado de Direito?  
e.     Explique a relação que o autor estabelece entre “Estado democrático” e “Estado liberal”.
3.     3. OS IDEAIS E A MATÉRIA BRUTA 
f.     Nesta parte do texto, Norberto Bobbio esclarece que concentrará a sua reflexão “sobre o contraste entre os ideais democráticos e a “democracia real”.  Essa alusão nos remete a outros dois textos estudados.  Um do mesmo autor “Democracia e Ditadura” (BOBBIO, 2001) quando se refere ao uso descritivo e prescritivo da palavra democracia e outro de Giovani Sartori “A democracia pode ser qualquer coisa?” (SARTORI, 1994).    Somando a contribuição desses textos, discorra sobre a complexidade do debate sobre democracia considerando a relação dialética entre a teoria da democracia e a sua prática social.
4.     4. O NASCIMENTO DA SOCIEDADE PLURALISTA 
g.    Segundo Bobbio, nos estados democráticos “os grupos e não os indivíduos são os protagonistas da vida política” (p. 35).  Portanto, o modelo de soberania popular idealizado por Rousseau não resiste ao caráter centrífugo das sociedades pluralistas de hoje.    Quais os principais elementos desse debate?
5.     5. REVANCHE DOS INTERESSES 
h.     Quais os argumentos levantados pelo autor sobre como o mandato imperativo favorece mais a representação de interesses do que a representação política?  Como você ver essa questão no sistema político brasileiro atualmente considerando os representantes no Poder Legislativo (vereadores, deputados e senadores)?
6.     6. PERSISTÊNCIA DAS OLIGARQUIAS 
i.      Explique porque, segundo o autor, “A democracia representativa (...) é já por si mesma uma renúncia ao princípio da liberdade como autonomia” (p. 38) 
j.      Explique em sentido é empregada a frase: “Nada ameaça mais matar a democracia do que o excesso de democracia” (p. 39)   Você concorda?  Justifique.
7.     7. O ESPAÇO LIMITADO 
k.     Segundo o autor “...quando se deseja saber se houve um desenvolvimento da democracia num dado país, o certo é procurar perceber se aumentou não o número dos que tem o direito de participar nas decisões que lhes dizem respeito, mas os espaços nos quais podem exercer este direito.” (p. 40)    Considerando este aspecto poderíamos ou não afirmar que o Brasil tem se tornado mais democrático nos últimos anos?  Justifique.
8.     8. O PODER INVISÍVEL 
l.      “...a democracia nasceu com a perspectiva de eliminar para sempre das sociedades humanas o poder invisível e dar vida a um governo cujas ações deveriam ser desenvolvidas publicamente.”  (p. 41)  Quais as justificativas do autor sobre a importância de publicidade dos atos de governo? 
m.   Como o domínio das novas tecnologias, aprimoram-se os mecanismos de controle dos governantes sobre os cidadãos, de forma que uma questão crucial para os sistemas democráticos e o de saber “Quem controla os controladores”?   Quais as evidências do “poder invisível” nas relações políticas no Brasil e quais as possibilidades concretas de controle pro parte da sociedade civil?
9.     9. O CIDADÃO NÃO-EDUCADO 
n.     Norberto Bobbio citando Stuart Mill, destaca a participação eleitoral através do voto cmo de grande valor educativo para a democracia.   No entanto, essas conquistas, necessárias e legítimas, não têm sido suficientes para barrar o processo de crescimento da apatia política.   Quais as questões sociais relacionadas à apatia política no Brasil?  Como você ver a possibilidade de enfrentamento?
1010. O GOVERNO DOS TÉCNICOS 
o.    Por que se pode afirmar, segundo o autor, que “Tecnocracia e Democracia são antitéticas (p. 46).   
p.      Diante ao aumento dos problemas políticos que requerem competências técnicas, como garantir que as decisões sejam tomadas pela vida democrática?   Como os aspectos políticos e técnicos se manifestam em relação ao debate sobre a transposição das águas do Rio São Francisco?
1111. O AUMENTO DO APARATO 
q.    Em que sentido o Estado democrático está ligado ao Estado burocrático? 
r.      Podemos dizer que a burocracia é necessária e, ao mesmo tempo, um perigo para a democracia?  Justifique.
1212. O BAIXO RENDIMENTO 
s.     Como se configura o debate em torno do problema da chamada “ingovernabilidade da democracia”? 
t.      No dia-a-dia é comum ouvirmos a afirmação conservadora de que “muito debate não dá em nada”.  Essa posição tende a desqualificar a tentativa de construir decisões coletivas através do diálogo.  Como você se posiciona quanto a isso?    Já vivenciou ou presenciou fatos em que esta questão estivesse posta?  Relate sua experiência.
1313. APESAR DISSO 
u.     Nesta parte final do texto, Norberto Bobbio afirma que apesar das “promessas não realizadas” e dos “obstáculos nãos previstos” ele não tem uma “visão catastrófica do futuro da democracia” (p. 49)   Apresente resumidamente os argumentos do autor.
1414. APELO AOS VALORES 
v.       Para Bobbio, compreender a democracia como “um conjunto de regas de procedimentos” não exclui os ideais.  O autor argumenta que foram justamente as grandes lutas de idéias que produziram as regras do jogo democrático.   Quais são esses ideais e como o autor a eles se refere?
GERAL 
     w.    Explique porque a concepção de democracia para Norberto Bobbio pode ser definida como     “procedimental” ou “as regras do jogo”.

terça-feira, 18 de maio de 2010

terça-feira, 11 de maio de 2010

Tópc. Especiais Cien Politica (Organização do Trabalho) AV-1

Datas e autores por equipe:
07/06 - Schumpeter
14/06 - McPherson
21/06 - Dahl
Roteiro de apresentação do trabalho em sala:
1) Concepção de democracia de cada autor estudado;
2) Contextualização do filme, documentário, música, poesia, etc pertinente a uma discussão sobre democracia;
3) Análise do material selecionado a partir do referencial teórico estudado (promoção do debate).
Estrutura do trabalho escrito digitado
Fonte: times new romam, 12; espaçamento 1,5  -  Entregar no mesmo dia da apresentação.
CAPA: cabeçalho, título, identificação da equipe, local e data;
1. INTRODUÇÃO (Apresenta o trabalho, menciona a relevância e diz como está organizado)
2. DESENVOLVIMENTO
     2.1 - Concepção de democracia para o autor estudado (resumo)
     2.2 - Descrição do material selecionado (filme, documentário, música, poesia, etc)
     2.3 - Análise do material selecionado a partir do referencial teórico estudado.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS (Sintetiza os principais aspectos abordados, expõe os "ganhos" e "achados" do trabalho. Ou seja, diz o que vocês aprenderam.
4. BIBLIOGRAFIA (Relacionar de acordo com as normas das ABNT todo o material utilizado, inclusive as produções audio-visuais ou recursos da internet.)
Obs.: Fuja do plágio, seja original e criativo!

domingo, 9 de maio de 2010

Trabalhos de Antropologia (FAP - Direito)

Livro base:
"Cultura, um conceito Antropológico"
(Roque de Barros Laraia)
DATAS DAS APRESENTAÇÕES
Turma MANHÃ:
     Dia 20/05: Equipes: 1,2,3,4
     Dia 27/05: Equipes: 5,6,7
Turma NOITE:
     Dia 15/05: equipes: 3,5,6,7
     Dia 27/05: equipes: 1,2,4
ATENÇÃO ÀS OBSERVAÇÕES E CRITÉRIOS INDICADOS NA FOLHA DO TRABALHO

terça-feira, 4 de maio de 2010

Filme "A GUERRA DO FOGO"

Sinopse:
O filme guerra do fogo retrata a nossa origem comum e enfatiza pontos da Teoria do cientista inglês, Charles Darwin. Porém, durante todo o filme se pergunta: por que e como somos diferentes dos demais animais se a nossa origem foi comum. E porque a diferença de comportamento entre os indivíduos e grupos de indivíduos se todos os seres humanos são membros da mesma humanidade. Essa pergunta foi respondida no decorrer da história do filme, quando víamos diferentes grupos de hominídeos com habilidades diferentes de simbolizar e expressar sensações no meio onde viviam. A resposta estava na cultura. Quando o primeiro grupo de hominídeos se vira sem o fogo, importante para a culinária e segurança do seu grupo além de proteção contra o imenso frio, já que ainda viviam seminus, três deles partiram para uma aventura, que os levaram não somente a trazer de volta o fogo, mas também conhecimentos e tecnologia que contribuíram a evolução do seu grupo, através de contato com outros grupos mais evoluídos. Essa diferença entre todos os hominídeos apresentados no filme se mostra quando os protagonistas se deparam com grupos menos evoluídos (canibais) e outro mais evoluído, descobrindo técnicas de artesanato, pintura corporal, lançadores de flecha, cerâmica, erva medicinais, construção de cabanas e, principalmente, a arte de produzir fogo por atrito. Além da linguagem e expressões como o sorriso e o humor, vindos de uma pedrada na cabeça involuntária e até mesmo o amor quando o líder do pequeno grupo se apaixona pela nativa daquela comunidade mais evoluída e com ela aprende a correta forma de se relacionar sexualmente e a respeitar seu semelhante. A Guerra do Fogo, com roteiro de Burgess e direção de Annaud, pode ser monótono para quem não tem curiosidade pelo tema. Mas aqueles que se interessam não só pela origem da linguagem, mas pelas raízes da espécie humana e pelo florescer da razão e das tecnologias, irá apreciar o filme.

Questões:
01. Quais características e capacidades vão sendo desenvolvidas que passam a diferenciar cada vez mais seres humanos dos outros animais, sobretudo quanto à sexualidade e a alimentação?
02. Descreva a diferença entre os três grupos humanos mostrados no filme no que diz respeito a:
      a) linguagem;
      b) sexualidade;
      c) alimentação;
      d) produção e utilização do fogo.
03. Descreva um momento do filme que indique
      a) o surgimento do humor;
      b) a construção do sentimento de amor;
      c) o Direito, ou seja, a forma de estabelecer normas para “resolver” os conflitos;
      d) a consciência da formação de um núcleo familiar.
04. Com base no filme, discuta o conceito de cultura como “sistema simbólico”, ou seja, como a capacidade de construir significados e transmiti-los aos outros e às gerações futuras.
05. Com que intenção os grupos queriam manter o fogo?
06. Qual a comparação que podemos fazer entre a guerra pelo “fogo” como é mostrada no filme e as guerras nas sociedades atuais?
07. Explique, a partir do filme, por que não podemos falar em evolucionismo unilinear e sim plurilinear.