terça-feira, 4 de maio de 2010

Filme "A GUERRA DO FOGO"

Sinopse:
O filme guerra do fogo retrata a nossa origem comum e enfatiza pontos da Teoria do cientista inglês, Charles Darwin. Porém, durante todo o filme se pergunta: por que e como somos diferentes dos demais animais se a nossa origem foi comum. E porque a diferença de comportamento entre os indivíduos e grupos de indivíduos se todos os seres humanos são membros da mesma humanidade. Essa pergunta foi respondida no decorrer da história do filme, quando víamos diferentes grupos de hominídeos com habilidades diferentes de simbolizar e expressar sensações no meio onde viviam. A resposta estava na cultura. Quando o primeiro grupo de hominídeos se vira sem o fogo, importante para a culinária e segurança do seu grupo além de proteção contra o imenso frio, já que ainda viviam seminus, três deles partiram para uma aventura, que os levaram não somente a trazer de volta o fogo, mas também conhecimentos e tecnologia que contribuíram a evolução do seu grupo, através de contato com outros grupos mais evoluídos. Essa diferença entre todos os hominídeos apresentados no filme se mostra quando os protagonistas se deparam com grupos menos evoluídos (canibais) e outro mais evoluído, descobrindo técnicas de artesanato, pintura corporal, lançadores de flecha, cerâmica, erva medicinais, construção de cabanas e, principalmente, a arte de produzir fogo por atrito. Além da linguagem e expressões como o sorriso e o humor, vindos de uma pedrada na cabeça involuntária e até mesmo o amor quando o líder do pequeno grupo se apaixona pela nativa daquela comunidade mais evoluída e com ela aprende a correta forma de se relacionar sexualmente e a respeitar seu semelhante. A Guerra do Fogo, com roteiro de Burgess e direção de Annaud, pode ser monótono para quem não tem curiosidade pelo tema. Mas aqueles que se interessam não só pela origem da linguagem, mas pelas raízes da espécie humana e pelo florescer da razão e das tecnologias, irá apreciar o filme.

Questões:
01. Quais características e capacidades vão sendo desenvolvidas que passam a diferenciar cada vez mais seres humanos dos outros animais, sobretudo quanto à sexualidade e a alimentação?
02. Descreva a diferença entre os três grupos humanos mostrados no filme no que diz respeito a:
      a) linguagem;
      b) sexualidade;
      c) alimentação;
      d) produção e utilização do fogo.
03. Descreva um momento do filme que indique
      a) o surgimento do humor;
      b) a construção do sentimento de amor;
      c) o Direito, ou seja, a forma de estabelecer normas para “resolver” os conflitos;
      d) a consciência da formação de um núcleo familiar.
04. Com base no filme, discuta o conceito de cultura como “sistema simbólico”, ou seja, como a capacidade de construir significados e transmiti-los aos outros e às gerações futuras.
05. Com que intenção os grupos queriam manter o fogo?
06. Qual a comparação que podemos fazer entre a guerra pelo “fogo” como é mostrada no filme e as guerras nas sociedades atuais?
07. Explique, a partir do filme, por que não podemos falar em evolucionismo unilinear e sim plurilinear.

46 comentários:

  1. e muito ruim essa porra filme de doido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. filho da puta, tu é um merda de merda...néscio!!!!!

      Excluir
  2. cade a resposta desse caralho

    ResponderExcluir
  3. achei muito interesante,pois me ajudou em um resumo .Obrigada pela dedicação.

    ResponderExcluir
  4. nesse filme, percebe-se que só os seres humanos racionais podem dominar, descobrir, melhorar o nosso mundo. Já imaginou um chimpanzé fazendo fogo no meio da floresta?

    ResponderExcluir
  5. esse filme e o oooooooooooooo pow de veriao eleminar do mundo

    ResponderExcluir
  6. aqui quem fala e o alef esse filme e dramatico...

    ResponderExcluir
  7. odiei o filme e meu professor pegou as questoes desse site mas nao tem resposta

    ResponderExcluir
  8. poxa cade a resposta ! oxi oxi

    ResponderExcluir
  9. Prof.Augusto gostaria de saber as respostas estou fazendo um trabalho e o professor passou essas perguntas para pesquisa.Mas procuro em todos os sites mais nao axo as respostas e tambem nao lembro em que parte do filme explica algumas perguntas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vai toma no seu cu cara vc posta as perguntas tem que posta as resposta junto vai a merda.

      Excluir
  10. todos filhos de umas putas, os carinhas que respondeu elogiando essa porra de filme, juntamente com a porra do site, são todos uma cambada ne Nerd FDP.
    Vaai tomaar no seu cúu com esse lixo de site !
    Filme moo lixoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otário analfabeto.

      Excluir
    2. Por causa de umas pessoas assim, acredito em desenvolvimento plurilinear, pois certeza que sou mais avançado que você. Seu demente arrombado do caralho (linguagem chula usada para que você entenda que eu to te xingando). O filme é interessante, e o comentário mais que satisfatório !

      Excluir
    3. Só os ;neandertais querendo as respostas, aprendam a pensar, ai evoluirão !!

      Excluir
  11. Hoooorriveeeeeeeel --'

    ResponderExcluir
  12. L'P - mãaae too no sitee lixoo, kkkkkkkkkk'
    otarioosssss

    ResponderExcluir
  13. O FILME E BOOM , ENSINA MTS COISAS ,
    E UM PROCESSO EVOLUTIVO PRESENTE NA HISTÓRIA DO SER HUMANO'
    mais acho que o site , deveria ter as respostas tbm , não só perguntas , pq como vamos saber se o que respondemos está realmente certo?
    att: aluna

    ResponderExcluir
  14. amei o filme esta de parabéns

    ResponderExcluir
  15. So tem Idiota vendo esse coco de filme. Quem imagina que o homem veio desse cambada de peludos soh pode ser doido ou mau-carater. E ainda chamam essa merda de ciencia !

    ResponderExcluir
  16. Ameei pois me ajudou mto em um trabalho de escola ... Mtoo Obg ..Só teria sido melhor se tivesse colocado as respostas .

    ResponderExcluir
  17. acredito por postarem palavras de baixo escalão demostra que os pesonagens do filme estão muitos evoluidos

    ResponderExcluir
  18. cade as respostas porra

    ResponderExcluir
  19. Odiiieiii meu prof° pegou as questões aki + ñ tem respostaaaa
    num gosssteii...

    ResponderExcluir
  20. Boa noite , meu nome é Moisés, sou estudante do curso de FILOSOFIA, Licenciatura e Bacharelado da UFPA (Universidade Federal do Pará, gostaria de expor um breve comentário sobre o filme "A guerra do fogo" no que concerne ao princípio e identidade que se estabeleceu entre os indivíduos por meio da necessidade de se agruparem para sobreviverem em uma comunidade primitiva. Acredito que as modalidades de relações abordadas no filme segundo a ótica do diretor jean jacques Annaud, denotam pela busca do desenvolvimento da linguagem, que só era expressa por meio simbólicos-corporais, como grunhidos e indicações como o apontar para as tribos consideradas rivais ou para os animais que serviam como predadores dos homínideos, sendo a cena do filme mais interessante a dos hominídeos de uma tribo em perigo e o aparecimento repentino de mamutes, tal narrativa do filme levanta uma questão interessante.

    ResponderExcluir
  21. vcs que pedem respostas para uma coisa tão simples tem um monte de merda no lugar do cerebro. são cegos que vivem na escuridão total. a da IGNORÂNCIA

    ResponderExcluir
  22. Esse filme é excelente, sou estudante de Nutrição e a minha professora passou esse filme para que possamos entender o conceito de sociedade de como era antes, e como é atualmente, acabou que pudemos perceber muito alem disso, me encatei de verdade com o filme. e esse site me ajudou muito no meu resumo! Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. A despeito dos comentários infelizes acima, considero o filme excelente, tornando um clássico do estudo da antropologia humana. Pode-se observar os primeiros traços de união entre diferente clãs de hominídeos, seus diferentes estágios de evolução, além da disputa pelo elemento vital para a sobrevivência da época: o fogo. Também nota-se os primeiros traços de uma linguagem rudimentar, que começou a se desenvolver, permitindo ao homem, entre outras coisas, atingir seu grau de evolução.
    Sem dúvida, um filme para assistir e refletir.

    ResponderExcluir
  24. Esse filme retrata com clareza como foi difícil o início da humanidade e para estarmos aqui, aquelas pessoas sofreram muito...ou as pessoas que estão criticando aí em cima acham que o ser humano começou assim?e com um pc na mão?evolua...se é que é possível,por que uma pessoa que escreve tão mal se quer pode se igualar aos hominídeos,eles são mais evoluídos que vc,e se vc não entendeu o filme,não preciso dizer nada né?vai assistir filme da turma da mônica com o papai pra ele te contar a moral da estória vai!!!

    ResponderExcluir
  25. Muito se tem discutido sobre este filme onde a narrativa linguistica se manifesta primitivamente, mas com um teor profundo da existência humana e dos conflitos de dominância dos diferentes grupos e o conhecimento como forma de poder - o fogo.
    Pode-se desenvolver um paralelismo até os dias de hoje, uma abordagem atualizada quando se provoca o uso doutra forma de energia - a nuclear.
    Ainda temos diferentes tribos, diferentes culturas, diferentes formas de perceber o mundo.
    Então, saia de "matrix" e reveja os seus conceitos enquanto indivíduo em um mundo em movimento.
    Marcus Medbarr

    ResponderExcluir
  26. Eu preciso, urgentemente, das respostas!!! Eu entendi o filme, mas não sei responder... :(

    ResponderExcluir
  27. pessoas ignorantes ou nao, pessoas com palavreados ou nao, sempre precisamos das respostas...........eu sugiro q voces pesquisem em outro site...quando nao da.Se sao nerds...otimo menos pessoas pra obterem a resposta.

    ResponderExcluir
  28. Professor necessito destas resposta se possivel envie para o meu imail d_dalvan_123@hotmail.com anteciosamente obg....

    ResponderExcluir
  29. esse caralho ta sem resposta,porra qual é....sem graca

    ResponderExcluir
  30. esse filme eh uma porra!

    ResponderExcluir
  31. Por Favor Professor Me Mande as respostas por email pedro.gamer@rocketmail.com agradeço desde já o vosso apoio =)

    ResponderExcluir
  32. porra, o néscio lá em cima escreveu, "filme de doido, muito ruim". me pergunto: esse 'anônimo' sabe porque ele existe, o que ele tá fazendo no planeta, qual é a da sua própria existência? essa internet é uma merda meRmo...

    ResponderExcluir
  33. adorei as perguntas,penssem moçada,pensem...

    ResponderExcluir
  34. Olá professor gostaria da resposta da pergunta 6 para um trabalho.teria como mandar p mim? crisinha_v@yahoo.com.br obrigada

    ResponderExcluir
  35. Achei ótimas essas questões. Não tinha ideia de quão grande é a dependência dos alunos para realizar suas atividades acadêmicas até ler os comentários. Tô perplexa!

    ResponderExcluir
  36. preciso somente da resposta desta questão ) a consciência da formação de um núcleo familiar.se possível mande por e-mail sabrinapedroso1621@gmail.com Obrigado!!

    ResponderExcluir