terça-feira, 20 de julho de 2010

Tópicos Esp. em Cien. Política (Questões)

QUESTÕES PARA ESTUDO DO TEXTO:

FINLEY, Moses I. Líderes e Liderados. In: ____________ Democracia antiga e moderna. Trad. Waldéa Barcellos, Sandra Bedran. Rio de Janeiro: Graal, 1998. (p. 17-53)

1. Como os argumentos da teoria da democracia “Elitista” reforçam o entendimento da “apatia” como ponto pacífico e “natural” das democracias ocidentais?
2. Considerando as reflexões do texto, argumente sobre a relação entre técnica e política no debate contemporâneo sobre teoria da democracia. (p. 28)
3. Considerando as características da democracia direta ateniense, estabeleça uma comparação com o sistema representativo atual. Discuta a pertinência da adoção de mecanismos de democracia direta no contexto contemporâneo. Quais as possibilidades e limites dessa iniciativa?
4. Explique as diferenças entre os modelos de democracia direta ateniense e o sistema partidário das democracias contemporâneas e a influência no “sentido” da liderança.
5. Considerando as reflexões do autor, qual a importância da educação para a promoção da participação política nas democracias contemporâneas?
6. Nas páginas finais, o autor destaca o surgimento de políticos profissionais e de burocratas (especialistas) que, nas democracias ocidentais, assumem o papel de “líderes” em detrimento de uma participação mais ampla e efetiva. Quais os principais elementos da crítica feita pelo autor?
7. O autor sugere que o sistema representativo contemporâneo está diretamente ligado ao fenômeno da apatia política. Discuta se esse processo “é algo necessário e desejável ou se novas formas de participação popular, com o mesmo espírito das atenienses, embora sem sua essência, precisam ser inventadas...? (p. 48)
8. Moses Finley argumenta que, apesar da grande linha divisória entre a democracia da Antiguidade e a Contemporânea, a comparação entre ambas serve de referência para a explicação de muitos aspectos relevantes da teoria da democracia. Exponha, sinteticamente os principais posicionamentos do autor quanto:
          a. A questão dos líderes e liderados
          b. A relação entre técnica e política
          c. O fenômeno da apatia política
          d. A questão da democracia direta e a democracia representativa
          e. O problema da imunidade dos líderes
          f. O papel da educação
          g. O surgimento dos políticos profissionais e crescimento da burocracia

Nenhum comentário:

Postar um comentário