segunda-feira, 1 de março de 2010

"À margem do corpo" (video etnográfico)

Ficha técnica:
Direção:  Debora Diniz
Etnografia:  Debora Diniz
Roteiro Etnográfico:  Debora Diniz e Ramon Navarro
Direção de Produção:  Fabiana Paranhos
Produção em Campo:  David Chalub
Edição e Direção de Arte:  Ramon Navarro
Finalização:  Ramon Abreu
Sinopse:
A história se passa no interior de Goiás, entre os anos de 1996 e 1998. Deuseli tinha 19 anos quando foi brutalmente estuprada. Impedida de realizar o aborto, encerra o primeiro ato da narrativa desaparecendo da cidade onde vivia. Meses depois, é protagonista de outro crime, só que agora como assassina da filha de 11 meses. Em um ritual, para alguns histérico, para outros satânico, Deuseli reproduz a cena do estupro e afoga a filha em uma banheira. Ela morre meses depois de causa desconhecida. Entre o estupro, o assassinato e a morte, a vida de Deuseli foi recontada por advogados, médicos e exorcistas.

ATENÇÃO!  Leia resenha do filme publicada no periódico Horizontes Antropológicos: clique aqui

QUESTÕES PARA O DEBATE:
1) Explique o sugestivo título do vídeo: "À margem do corpo".
2) Considerando cultura como capacidade humana de atribuir significados às coisas e às relações, destaque e comente trechos do vídeo que considera mais relevantes.
3) Destaque e explique trechos do vídeo relacionados aos conceitos de etnocentrismo, relativismo cultural e alteridade.

9 comentários:

  1. Incrível ver a influência e o poder da sociedade na vida do indivíduo, pois para a maioria das sociedades o aborto é algo fora de questão mais para essa mulher seria um meio de tentar esquecer o estrupo, no entanto por mais que ela não quisesse a filha teve de tê-la.
    E talvez nunca em sua vida essa mulher tenha apresentado qualquer ato de violência mais a angustia de ter 'a filha do estrupador' pode ter gerado uma série de sentimentos ruins que a impulsionu a cometer um crime brutal com a própria filha.
    Depois mais uma vez a pressão da sociedade é posta em ação, ela deve ter sido tão julgada e condenada pelas pessoas a sua volta e também deve ter se auto-codenado com um extremo sentimento de culpa, talvez esse seja um dos motivos da sua morte.

    ResponderExcluir
  2. Esse curta é simplesmente maravilhoso!!!!Nos mostra uma realidade tão próxima e que a gente pense que nunca pode acontecer com a gente. Mas o que acontece é que dentro da perspectiva do nosso país tudo é muito falho, as pessoas não recebem aquilo que lhes é garantido e tudo piora.. e o caos não para!!!!!! Mas a culpa não é só do Estado.. a sociedade também precisa ver que as coisas estão muito complicadas e que o mundo está em fase de destruição! Beijo grande Augusto!!! Adoro você e suas aulas!

    ResponderExcluir
  3. Olá Augusto..Passando aqui pela primeira vez no seu bolg. Muito boa a iniciativa, será de grande ajuda pra todos os seus alunos.
    Esse vídeo etnográfico é maravilhoso..E os debates em sala de aula são muito construtivos.

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?v=wuH7vDrAHBE

    Vídeo bastante interessante. Vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  5. Olá Augusto,td bem?
    Achei bem interessante essa resenha, realmente a sociedade consegue julgar as pessoas com seus estigmas. O estrupo fez dessa personagem uma assassina, violência gerando violência.

    ResponderExcluir
  6. Olá queridos e queridas! Obrigado por participarem do nosso blog. Fico feliz ao vê-los reagir ao vídeo "À margem do corpo". Espero que os debates que fizemos em sala tenham contribuído para que, no exercício de nossa cidadania ativa, possamos lançar o nosso grito de indignação contra toda forma de violência e exclusão e continuemos acreditando que um outro mundo é possível. Comessemos por nós.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito impressionado com o vídeo "O que Jesus não faria" Dá um excelente debate sobre FÉ, CIÊNCIA, PODER e RELIGIÃO. Estou interesado em postá-lo no blog mas não consegui. Alguma dica???
    Sugiro a todos que assistam em http://www.youtube.com/watch?v=wuH7vDrAHBE)
    A produção assume um olhar crítico em relação às práticas religiosas e os seus "efeitos sociais" as quais acho extremamente relevantes. Porém não aborda as "promessas" não cumpridas da Ciência que, sufocada por suas próprias vaidades e corrompida pelo poder econômico tem sido, historicamente, responsável por inúmeras mazelas sociais. Assistam e comentem. Vale a pena!

    ResponderExcluir
  8. Alô Prof.

    Quanto mais videos mais debate, só assim nos
    envolveremos na disciplina antropologica consequentemente ao Direito, no futuro bem proximo vamos enfrentar uma TRIBUNA.

    Barreto

    ResponderExcluir
  9. Adorei o filme "A Margem do Corpo", é um filme muito bem produzido; e muito intereressante; o fato da personagem em foco não aparecer no filme, faz com que cada um de nós a imaginemos com base nos depoimentos dos entrevistados; e o crime que aconteceu fica na memoria como um caso insoluvel; pois cada pessoa tem uma versão distinta. Ótimo filme para quem quer ser investifador.
    valeu Prof. Augusto!
    Ass: Mairton Lima
    Curso: História Noite.
    2º Semestre

    ResponderExcluir