quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Tirinhas bem humoradas (Sociologia e Antropologia)

Acesse o link clicando em "Tirinhas Sociológicas" e dê uma olhada...  muito interessante para os nossos debates em sala de aula sobre temas diversos com enfoque sociológico e antropológico

Veja mais clicando aqui
Tirinhas inspiradas em "Ilha das Flores"

7 comentários:

  1. Olá professor Augusto
    Bom, diante da charge apresentada (vejo que é uma ótima ferramenta para vislumbrar o pensamento sociólogico) vemos a situação de não reconhecimento do espaço, ou seja, uma não identificação de um grupo para outro. Perceber as várias tendências, os conflitos entre os grupos, é uma tarefa da Sociologia. No sentido de demosntrar as multi faces dos grupos sociais, das identidades juvenis, nos remetendo assim as Tribos Urbanas. Onde caberia muito bem a Sociologia da Juventude e suas vertentes, dentre elas: cultura e formação da identidade juvenil, família moderna e o papel do jovem, juventude e drogas, dentre outras temáticas abordadas.

    Saudações

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Michel! Sua leitura rende os bons frutos da formação em Ciências Sociais. Fica o convite para dar uma palavra nas nossas aulas... Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Depois de refletir um pouco sobre esta tirinha, cheguei a uma (das possíveis)conclusão: muitas vezes a pressão exercida pela moda não faz somente com que as pessoas a sigam, mas tambem molda um grupo insatisfeito com isto e que adota estilo próprio. Muitas vezes este grupo é estigmatizado. Na tirinha este estigma é quebrado pela figura do "bonitão da escola".

    ResponderExcluir
  4. Valeu Arthur! Você faz um excelente exercício de reflexão. Um dos objetivos da Sociologia e Antropologia é perceber a realidade sob uma ótica mais crítica e abrangente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. é bom ser diferente, apesar de trazer tantos olhares "tortos" da sociedade. Ainda temos q aprender muito com as diferenças.

    ResponderExcluir
  6. Legal essa charge representa bem a condição de muitas pessoas na "ilha das flores", mas sem deixar de ressaltar que até mesmo os porcos vivem melhor que os moradores de lá.

    ResponderExcluir
  7. Mostra que na sociedade em que vivemos há pessoas (ou grupos de pessoas) dos mais variados tipos, umas apresentando gostos e comportamentos diferentes das outras. Há pessoas que são inflexíveis e etnocênticas que vêem o outro com desprezo e negação; há aquelas que o vêem como superiores e com algo especial; às que se aproximam aceitando-o do jeito que ele é, mesmo com suas diferenças. Enfim, na sociedade atual, boa parte das pessoas pensa e age de formas distintas, e isto é fruto de vários fatores tais como a cultura de cada um, os costumes, o nível de escolaridade, poder aquisitivo, etc.
    Para vivermos melhor e sabermos quem realmente somos, devemos aceitar os outros do jeito (da maneira) que eles são, pois o fato de sermos diferentes uns dos outros, não significa que somos melhores ou piores. Devemos sim nos aproximar dessas pessoas diferentes, captar sua forma de vida, seus constumes, sua cultura, etc. Assim desenvolveremos o nosso conhecimento, nosso nível cultural, adquirindo uma maior visão de mundo e com capacidade de fazer um comparativo ente os comportamentos dessas diversas culturas e costumes e escolheremos a que melhor for.

    Att:
    Marcondes Oliveira da Silva

    ResponderExcluir