quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Sociologia, Contexto histórico, Estudo de Texto

Questões para estudo do texto:
QUINTANEIRO, Tânia. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber, 2ª Ed., Belo Horizonte: UFMG, 2002. (p. 09-26) Introdução.


01. Cite as transformações econômicas, políticas e culturais no contexto da primeira revolução industrial e explique como essas mudanças estiveram relacionadas ao surgimento da Sociologia como ciência.
02. Cite os problemas sociais decorrentes do crescimento das cidades e avanço do capitalismo no que se refere:
a. Condições sanitárias
b. Relações de trabalho
c. Instituição familiar
d. Relações afetivas
e. Percepção do tempo
Vocês encontram aspectos (semelhantes e diferentes) presentes ainda hoje em nossa sociedade? Justifique sua resposta.
03. Como a Reforma Protestante impulsionou a ciência moderna?
04. Quais as contribuições da Revolução Francesa para que o modo sociológico de investigar e interpretar a realidade social se tornasse possível?
05. Qual o legado deixado por Montesquieu (1689-1755) para a Sociologia? Explique a concepção de lei para este autor.
06. Qual o legado deixado por Rousseau (1712-1778) para a Sociologia? Explique a visão de sociedade e da origem da desigualdade para este autor.
07. Qual o objetivo da “Enciclopédia” de Diderot (1713-1784) e d´Alembert (1717-1783) e como ela expressa o espírito da época embasado nos ideais iluministas.
08. O conjunto de transformações decorrentes das Revoluções Francesa e Industrial motivaram também reações conservadoras dos que entendiam aquelas mudanças como desordem e caos que comprometiam a “estabilidade social”. Quem eram os chamados “profetas do passado” e quais as suas idéias? Vocês concordariam com esses autores? Justifique sua resposta.
09. Explique resumidamente os fundamentos da análise sociológica de Saint-Simon (1760-1825) no que se refere à compreensão da existência de classes conflitantes.
10. Explique os fundamentos da “Fisiologia Social” proposta do Saint-Simon (1760-1825) e a sua idéia de uma “ciência social positiva”
11. Auguste Comte (1798-1857) foi quem cunhou pela primeira vez o termo “Sociologia” sendo reconhecido como um dos seus fundadores. Divulgador do método positivo (influenciado pelo pensamento de Saint Simon) partia da convicção: “ciência, daí previdência, previdência, daí ação”. Explique este pensamento do autor e qual a missão que ele atribuía à Sociologia.
12. Explique o que foi a chamada “filosofia positiva”, segundo o pensamento de Auguste Comte.
13. Explique por que para o pensamento positivo comteano “o homem propriamente dito não existe, existindo apenas a Humanidade...”
14. Em que consiste a “Religião Positivista” pensada tanto por Comte quanto por Saint-Simon? Qual seria a sua função social?
15. Explique a corrente de pensamento que ficou conhecida por “Darwinismo Social” cujo principal expoente foi o inglês Hebert Spencer (1820-1903). Qual a sua influência sobre a Sociologia e a Antropologia?
16. Embora a obra de KARL MARX (1818-1883) não possa ser considerada estritamente sociológica, ele deu grandes contribuições para pensar a vida em sociedade. Explique os fundamentos do pensamento deste autor.
17. Qual a contribuição de Émile Durkheim para a consolidação da Sociologia como disciplina acadêmica? Explique a influência do positivismo sobre sua obra.
18. O que significa o “anti-capitalismo romântico”, característico do pensamento de Max Weber?
19. Foi a partir da obra de Karl Marx, Émille Durkheim e Max Weber que a Sociologia moderna se configurou como um campo de conhecimento com métodos e objetos próprios. Quais os temas passaram a interessar os sociólogos a partir de então?
20. “A Sociologia era, e continua a ser, um debate entre concepções que procuram dar respostas às questões cruciais de cada época.” Cite exemplos de temas que possam interessar os sociólogos de hoje. Cite também temas que relacionam interessam tanto a Sociologia quanto ao Direito. Justifique sua resposta.
21. Por que se diz que a Sociologia não está livre de contradições. Justifique sua resposta e cite exemplos. Assim como a Sociologia em que sentido o Direito também não está livre de contradições?

Um comentário:

  1. 14. A Religião Positivista substituiu a adoração a Deus por uma "religião da humanidade", um sacerdócio esperitual de sociólogos seculares guiaria a sociedade e controlaria a instituição e a moralidade pública. O altruísmo ocuparia o lugar do egoísmo e buscava a substituição da antiga religiosidade cristã, fundada na fé, na superposição e nos privilégios . Se os homens se dessem por completo a um ser maior que eles (sendo Deus ou não), eles alcaçariam progresso por meio da ordem, tudo amparado pelo amor, ou seja, se tudo fosse como deveria ser, o grande ser ou a humanidade estaria vivendo bem.
    (MATHEUS BRAGA - DIREITO/NOITE)

    ResponderExcluir