PLANO DE ENSINO
Curso: | Serviço Social | ||||||
Componente Curricular: | Trabalho e Sociabilidade | ||||||
Professor: | Adjalmo Pereira e Augusto Tavares | ||||||
Ano/Semestre: | 2011.2 | Carga Horária: | 80 | ||||
Ementa | |||||||
Trabalho e Sociedade; A centralidade do trabalho na constituição da sociabilidade humana; O trabalho na sociedade capitalista: produção socializada e apropriação privada da riqueza; O acesso ao mercado de trabalho. Implicações da informatização, terceirização, feminização, sociabilidade, ação cultural do trabalho, flexibilização e precarização do trabalho e emprego; A polêmica em torno da crise da sociedade do trabalho e metamorfoses do trabalho. Objetivos: A disciplina busca considerar o modo de produção e suas implicações sociais para o campo do trabalho e a vida dos trabalhadores. Neste sentido, pretende-se que o estudante desenvolva a capacidade de compreensão das formas de organização laboral e de suas implicações na vida social. Desta forma o principal objetivo desta disciplina é aprofundar a compreensão sobre o mundo do trabalho, e sua relação com o contexto sócio-econômico e cultural. | |||||||
Metodologia de Ensino | |
1. Estratégias de Ensino | |
( x ) Aulas Expositivas | ( x ) Seminários |
( ) Aulas práticas | ( ) Práticas demonstrativas |
( x ) Estudo dirigido | ( ) Preleção dialogada |
( x ) Leituras programadas | ( x ) Atividades integradas |
( x ) Aulas teóricas | ( x ) Outras (especificar): Aula de Campo |
( x ) Discussão em pequenos grupos | |
2. Recursos Audio-Visuais | |
( x ) Quadro Branco | ( x ) Vídeos/Filmes |
( x ) Retroprojetor | ( x ) Textos |
( ) Projetor de Slides | ( ) Projetor de Lâminas |
( x ) Data-show | ( ) Outros (especificar): |
Conteúdo Programático |
I - A centralidade do trabalho na constituição da sociabilidade humana 1. O significado ontológico-social do trabalho II - Trabalho e Ser Social - A questão dos fundamentos metodológicos 1. Do ser natural ao ser social 2. O trabalho como fundamento ontológico do ser social 3. Trabalho e reprodução social 4. Trabalho e alienação 5. Trabalho e emancipação humana III - Trabalho e sociabilidade capitalista 1. A lógica do capital 2. Formas do trabalho 3. O trabalho e a crise do mundo atual |
Avaliação |
Descrição do Processo Avaliativo: |
A Avaliação será conduzida de acordo com as normas da instituição. Todavia utilizaremos, quando necessário e em comum acordo com a coordenação, de avaliações paralelas e complementares que visem um melhor aproveitamento da disciplina. |
Descrição da Média: M = [AV1 + (AV2*2)]/3 M >= 7 à Aprovação direta M >=4 e M < 7 à Aluno com direito a prova final M < 4 à Reprovação sem direito a prova final Alunos que realizaram final: MF = (M + NF)/ 2 MF >= 5 e NF >= 5 à Aluno aprovado na final MF >= 5 e NF < 5 à Aluno reprovado na final MF < 5 e NF > 5 à Aluno reprovado na final Legenda: M – Média MF – Média Final AV1 – Avaliação da Primeira Unidade AV2 – Avaliação da Segunda Unidade AVF – Avaliação Final |
Bibliografia Básica |
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? (ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho). 12 ed. São Paulo: Cortez, 2007. ANTUNES, Ricardo L. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2006. SANTOS, J.B.F. O Avesso da maldição dos gênesis: a saga de quem não tem trabalho. São Paulo: Annablume, 2000. |
Bibliografia Complementar |
FREIRE, Silene de Moraes. Serviço social política social e trabalho: desafio e perspectiva para o século XXI. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008. MASI, Domenico. O futuro do trabalho. 8 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003. MOTA, António Gustavo da. A evolução da técnica e da organização do trabalho: perspectiva histórica e econômica noções gerais Portugal: Coimbra, 1996. POCHMANN, Marcio. Relações de trabalho e padrões de organização sindical no Brasil. São Paulo: LTR, 2003. PUIG, Josep M. e TRILLA, Jauma. A pedagogia do ócio. 2 ed. São Paulo: Artmed, 2004. |
Textos:
1º - "O que é trabalho" (Suzana Albornoz)
2º - "Fordismo, Toyotismo e Acumulação Flexível"
3º - "Neoliberalismo: afinal o que é?" (Nildo Viana - Revista Sociologia Ciência e Vida) ano 1 nº 1
3º - "O Toyotismo e as novas formas de acumulação de capital"
4º - "A classe-que-vive-do-trabalho: a forma de ser da classe trabalhadora hoje"
5º - "A construção de uma sociedade de desempregados"
6º - "Descontrução/construção de identidades"
7º - "Espaço em Mutação" (Vera Silva Teles - Revista Sociologia Ciência e Vida) ano 1 nº 3
Estudo de Texto:
ALBORNAZ, Suzana. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 2000
01. Considerando as aulas e com base em uma pesquisa bibliográfica, elabore utilizando as suas palavras, uma definição clara e abrangente para o conceito de trabalho.
02. Quais os diferentes usos e significados da palavra trabalho em nossa sociedade?
03. Quais as principais teorias sobre a origem etimológica palavra trabalho?
04. Estabeleça uma crítica à distinção rígida entre “trabalho intelectual” e “trabalho corporal”.
05. Caracterize e diferencie o trabalho humano do trabalho animal.
06. Em que sentido o trabalho humano é fonte de liberdade ou de limitação da liberdade?
07. Explique a origem da idéia de trabalho relacionado ao processo de sedentarização do homem e o surgimento da idéia de propriedade.
08. Caracterize o trabalho nas sociedades tribais. Discuta se há semelhanças e/ou diferenças em relação ao trabalho em nossa sociedade.
09. Caracterize o trabalho na Idade Média. Discuta se há semelhanças e/ou diferenças em relação ao trabalho em nossa sociedade.
10. Caracterize o trabalho na Modernidade. Explique como essas características afetam diretamente a vida das pessoas.
11. Quais as conseqüências do advento do capitalismo monopolista na segunda metade do século XX?
12. Quais as características da nova divisão social do trabalho na fase do capitalismo monopolista?
13. Explique a alienação do homem do produto e do processo de trabalho segundo a teoria de Karl Marx.
14. Explique, segundo Karl Marx, o que será necessário para a emancipação do homem e da sociedade?
15. Analise o poema “Operário em Construção” de Vinícius de Morais e destaque trechos relacionados a: a) Alienação do homem no trabalho; b) Processo de tomada de consciência do trabalhador; c) Luta política dos trabalhadores; d) Violência sofrida pelos trabalhadores; e) Tentativa de cooptar e desarticular os trabalhadores; f) Possibilidade de transformação nas relações de trabalho.
16. Discorra resumidamente sobre sua experiência pessoal com o trabalho e analise a sua situação a partir dos fundamentos e conceitos estudados até o momento.
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ATIVIDADE AVALIATIVA EM EQUIPE
Pesquisa sobre a realidade do trabalho na região do Cariri
TEMAS:
1.
1. Desemprego
2. Trabalho escravo
3. Trabalho infantil
4. Trabalho e gênero
5. Saúde do trabalhador
6. Sindicalismo
7. Geração de emprego e renda
8. A necessidade de formação e as novas exigências do mercado de trabalho
9. Cooperativismo
10. Direitos do trabalhador
11. Precarização do trabalho e terceirização
12. Mudanças no trabalho no contexto da globalização
13. Trabalho e subjetividade
14. Trabalho informal
15. Mercado de trabalho para assistentes sociais e o desafio da inserção dos recém-graduados
16. O trabalho dos detentos: a experiência da PIRC em Juazeiro do Norte-Ce.
. ETAPAS
1 - Os temas serão sorteados entre as equipes;
2 - Delimitem o tema:
- Elaborem uma “questão-problema”, ou seja, “O que vocês querem saber sobre o tema?”
- Decida onde, quando e como vocês tentarão responder essa pergunta. “O que a equipe precisa fazer para isso?”
- Faça um plano de ação: “Por onde começar?”
3 - Pesquisem em livros, artigos, jornais, revistas, internet sobre o tema sorteado;
4 - Estabeleçam contato com algum grupo, pessoa, associação, instituição, ONG, OG, etc, envolvido com o tema sorteado;
5 - Façam uma visita para observar de perto e conversar com as pessoas envolvidas;
- Elaborem uma lista com algumas questões relevantes sobre o assunto que vocês desejam esclarecer;
- Entreviste uma ou mais pessoas envolvidas com o tema escolhido, a fim de obter informações relevantes e detalhadas;
- Observe, tome nota, colete material, fotografe filme, etc.
6 - Elaborem um trabalho escrito com: capa, introdução, desenvolvimento, considerações finais, referências bibliográficas, anexos.
7 - Apresentem o trabalho em sala de forma criativa
ESTRUTURA DO TEXTO ESCRITO (DIGITADO)
CAPA: Cabeçalho; título que envolva o tema e a sua delimitação; nomes dos membros da equipe; local e data
INTRODUÇÃO: Apresenta o tema resumidamente; justifica a sua relevância; diz o que fez e como fez.
DESENVOLVIMENTO: Histórico; relato da visita; resumo da entrevista; principais aspectos observados; relação com o conteúdo estudado em sala de aula.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: O que aprenderam com esse trabalho? O que mais chamou a atenção? O que essa experiência despertou em vocês?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Obras (livros, revistas, jornais, artigos, sites, etc), citadas ao longo do trabalho
ANEXOS: Fotos; documentos; roteiro de entrevista utilizado, etc.
Obs.: entregar o trabalho digitado no dia da apresentação.
APRESENTAÇÃO
Tempo máximo: 15 min. (apresentação da equipe)
10 min. (debate)
Todos os membros da equipe devem participar de forma equitativa;
Utilizar recursos criativos e relevantes em relação ao tema do trabalho.
OBSERVAÇÕES
a) Não será aceito plágio total ou parcial;
b) Só terão os pontos os estudantes que efetivamente participarem da apresentação;
c) Não coloque o nome na equipe de quem não tiver participado efetivamente;
d) A pontuação será a mesma para toda equipe. Um membro descomprometido puxa a nota para baixo.
e) A nota deste trabalho comporá a nota de AV-2
f) Critérios de avaliação: relevância, coesão, organização, originalidade