quarta-feira, 31 de março de 2010

Às turmas de Sociologia (1º semestre)

Foi gratificante perceber o engajamento, a atenção e, sobretudo, a compreensão que a maioria obteve sobre a aplicação de alguns referencias teóricos da Sociologia na análise de casos concretos.  O debate da última aula foi muito produtivo.   Continuem se dedicando!
Bom feriado!

domingo, 28 de março de 2010

Prof. Augusto Tavares: O que tem de bom na Globo?

http://globouniversidade.globo.com/GloboUniversidade/0,,8735,00.html

O que tem de bom na Globo?

Tornou-se lugar comum afirmar que a programação das TV´s abertas no Brasil é de baixa qualidade e de conteúdo questionável.   A Rede Globo, como uma das líderes de audiência, é constantemente criticada pelo viés ideológico e alienante da maior parte da sua programação. O que é um fato.   O que poucos sabem é que as Tv´s, como concessões públicas, são obrigadas por lei a veicular uma programação educativa.  Elas os fazem, no entanto, ou em horários de pouca audiência ou nos canais fechados, com é ocaso da Rede Globo.  
Recentemente tive a oportunidade de acompanhar a programação da GloboNews e me deparei com o programa "Globo Universidade" que apresentava o trabalho realizado pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), referência nacional em Sociologia.      Vale a pena conhecer!
O programa do último sábado (dia 27/03) enfatizou "como pesquisas em Sociologia podem ajudar na elaboração de políticas públicas que beneficiam toda a sociedade. A repórter Bianca Rothier entrevista pesquisadores da instituição que descrevem o passo a passo da produção de conhecimento, as metodologias de coleta e validação de dados, a relação entre o aluno e seu orientador e a importância do correto levantamento bibliográfico.  (...)
No quadro Fora de Série, o programa entrevista a doutoranda Betina Fresneda, também do IUPERJ. Ela analisa os problemas da inserção juvenil no mercado de trabalho. (...) No Toque de Mestre, a professora Diana Lima fala sobre o perfil do bom sociólogo e as linhas de pesquisa. No Mérito Acadêmico, vamos conhecer o Núcleo de Estudos sobre o Congresso Nacional (Necon/Iuperj), que estuda o funcionamento da democracia brasileira. Por fim, no Eu Amo Meu Trabalho, uma advogada especialista em políticas públicas descreve seu trabalho como consultora-técnica na Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro. (...)
O Globo Universidade, exibido aos sábados, às 7h15, na Rede Globo, leva ao ar reportagens sobre ensino, pesquisa e projetos científicos realizados no meio acadêmico. O programa é reprisado aos sábados na Globo News, às 13h05, e às quartas-feiras no Canal Futura, às 16h30. As edições também estão disponíveis na íntegra no site www.globouniversidade.com.br"

quarta-feira, 17 de março de 2010

Sobre a AV-1

Queridos estudantes,
As avaliações estão se aproximando.  Veirifquem data marcada pela Instituição.    Nesta primeira avaliação entram todos os assuntos vistos até a data da prova.  Portanto, não deixem para estudar na última hora!  Lembrem-se de que a nota da prova vai de 0,0 à 7,0.  Os outros 3 pontos correspondem às atividades realizadas em sala de aula (individualmente ou em equipe).  Só terão a totalidade destes pontos os estudantes que EFETIVAMENTE participaram das mesmas.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Leitura - fonte de prazer

Ler.... E amar a leitura.   Ler... E nos sentir amado por ela.  Ler é como sexo...   Sem prazer não dá!

ATENÇÃO TODOS OS ALUNOS (Antropologia e Sociologia)

O nosso sistema avaliativo consta de trabalhos realizados em sala (individuais ou em grupos) que valerão de 0,0 à 3,0 conforme a participação DE CADA UM e de uma prova escrita individual que valerá de 0,0 à 7,0. Os estudantes que não participam ou participam apenas parcialmente ou com má qualidade dos trabalhos NÃO TERÃO os três pontos completos.

segunda-feira, 1 de março de 2010

"À margem do corpo" (video etnográfico)

Ficha técnica:
Direção:  Debora Diniz
Etnografia:  Debora Diniz
Roteiro Etnográfico:  Debora Diniz e Ramon Navarro
Direção de Produção:  Fabiana Paranhos
Produção em Campo:  David Chalub
Edição e Direção de Arte:  Ramon Navarro
Finalização:  Ramon Abreu
Sinopse:
A história se passa no interior de Goiás, entre os anos de 1996 e 1998. Deuseli tinha 19 anos quando foi brutalmente estuprada. Impedida de realizar o aborto, encerra o primeiro ato da narrativa desaparecendo da cidade onde vivia. Meses depois, é protagonista de outro crime, só que agora como assassina da filha de 11 meses. Em um ritual, para alguns histérico, para outros satânico, Deuseli reproduz a cena do estupro e afoga a filha em uma banheira. Ela morre meses depois de causa desconhecida. Entre o estupro, o assassinato e a morte, a vida de Deuseli foi recontada por advogados, médicos e exorcistas.

ATENÇÃO!  Leia resenha do filme publicada no periódico Horizontes Antropológicos: clique aqui

QUESTÕES PARA O DEBATE:
1) Explique o sugestivo título do vídeo: "À margem do corpo".
2) Considerando cultura como capacidade humana de atribuir significados às coisas e às relações, destaque e comente trechos do vídeo que considera mais relevantes.
3) Destaque e explique trechos do vídeo relacionados aos conceitos de etnocentrismo, relativismo cultural e alteridade.